Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia britânica detém fotojornalista durante protesto climático

A detenção ocorreu após o fotojornalista se ter identificado como membro da imprensa.

Polícia britânica detém fotojornalista durante protesto climático
Notícias ao Minuto

18:45 - 19/09/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Os agentes da Polícia Metropolitana detiveram um fotojornalista que filmava os ativistas de um protesto climática no aeroporto de Heathrow, apesar de o homem se ter identificado como membro da imprensa.

Conta o Independent, que Guy Smallman, um fotojornalista experiente, estava a filmar dois manifestantes no local, na quarta-feira, quando o incidente ocorreu. Foi desde então libertado sem qualquer acusação.

Guy explicou, ao Independent, que estava a usar o cartão identificado com a palavra 'press' ao pescoço quando foi abordado por um agente que lhe perguntou para que meio de comunicação estava a filmar. Ao que este lhe terá explicado que normalmente colabora com a Getty e que planeava enviar-lhes as imagens.

Quando lhe pediram que se identificasse, o fotojornalista entregou também a carta de condução. "O agente parecia satisfeito", referiu ao jornal.

Mas eventualmente a polícia começou a deter os manifestantes, enquanto Guy "filmava à distância". "Foi então que o mesmo agente chegou ao pé de mim e me deteve por conspiração para cometer uma ofensa pública", relatou.

O homem parou de filmar e foi levado para uma esquadra da polícia onde ficou durante nove horas, até ser libertado pelas 20h30.

Em comunicado a Polícia Metropolitana esclareceu que "é claro agora" que Guy Smallman "é um jornalista fotográfico". "Após investigação os agentes estão satisfeitos de perceber que não está envolvido em atividade criminal de nenhum tipo", escreveram.

"Foi libertado sem nenhuma acusação e após revisão das imagens da body cam anteriores à detenção é possível vê-lo a declarar ser jornalista e a estar identificado como tal", referem. 

Num tweet publicado após a sua libertação, Guy ironiza escrevendo: "Humildes desculpas a todos quantos me tentaram ligar e mandar mensagens hoje. Não estava a ignorar-vos. Fiquei um bocadinho detido no trabalho..."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório