Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Adiada sessão para discutir programa do Governo da Guiné-Bissau

A sessão parlamentar para debater o programa do Governo da Guiné-Bissau, marcada para hoje, foi adiada devido à falta de condições técnicas e legais no hemiciclo, devido à greve dos funcionários da instituição.

Adiada sessão para discutir programa do Governo da Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

21:02 - 19/09/19 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

Fonte do parlamento disse à agência Lusa que a greve de 10 dias dos funcionários deixou o edifício sem energia elétrica e os colaboradores dos serviços do som, do protocolo, da taquigrafia entre outros, não compareceram ao trabalho, pelo que não foi possível abrir o hemiciclo.

De acordo com a mesma fonte, "a lei é clara" por determinar que as sessões plenárias da Assembleia Nacional Popular (ANP, o parlamento guineense) devem ter uma transmissão em direto e integral através da Radiodifusão Nacional (RDN, emissora estatal) e todas as intervenções dos deputados e pessoas presentes devem ser gravadas.

Um serviço de taquigrafia também deve acompanhar e tomar nota de todas as intervenções.

O sindicato que representa os funcionários sob a tutela do parlamento - entre os quais os da Comissão Nacional de Eleições e da Inspeção Superior Contra a Corrupção - tem em curso uma greve de 10 dias úteis, iniciada no dia 13, para, entre outros pontos, reivindicar o pagamento de salários em atraso e melhorias de condições laborais.

Uma comissão negocial foi instituída pela direção do parlamento para ouvir o sindicato e tentar encontrar uma solução que permitisse a retoma dos trabalhos entre hoje e na sexta-feira, indicou ainda a fonte do hemiciclo.

A comissão tem até hoje para encontrar uma solução junto do sindicato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório