Morreu Ben Ali, o ex-presidente tunisino afastado pela Primavera Árabe

Zine al-Abidine Ben Ali morreu em exílio na Arábia Saudita, após fugir da Tunísia em janeiro de 2011.

Morreu Ben Ali, o ex-presidente tunisino afastado pela Primavera Árabe

© Reuters

Sara Gouveia
19/09/2019 16:05 ‧ 19/09/2019 por Sara Gouveia

Mundo

Tunísia

O antigo presidente tunisino Zine al-Abidine Ben Ali morreu no exílio na Arábia Saudita, esta quinta-feira, aos 83 anos, apenas dias depois das eleições livres no seu país natal terem lugar.

A notícia da morte foi avançada pelo advogado da sua família. "Ben Ali morreu na Arábia Saudita", confirmou Mounir Ben Salha à Reuters. O antigo presidente morreu em Jeddah e o corpo vai ser trasladado para Meca, até que a família decida onde vai sepultá-lo, explicou ainda.

Ben Ali fugiu da Tunísia em janeiro de 2011 após liderar a Tunísia com "mão de ferro" durante 23 anos até ser afastado do poder pela revolta popular que lançou uma transição democrática no país e constituiu o início do movimento das Primaveras Árabes na região.

Em setembro deste ano, o atual primeiro-ministro do país, Youssef Chaded, tinha declarado que o antigo presidente deposto poderia regressar ao país, se fossem confirmados os rumores sobre o seu estado de saúde crítico.

Este domingo, os tunisinos votaram num a eleição com candidatos de todos os espetros políticos. As eleições foram convocadas no rescaldo da morte de Béji Caïd Essebsi, o primeiro chefe de Estado eleito democraticamente no país após o afastamento de Ben Ali.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas