Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Morreu Ben Ali, o ex-presidente tunisino afastado pela Primavera Árabe

Zine al-Abidine Ben Ali morreu em exílio na Arábia Saudita, após fugir da Tunísia em janeiro de 2011.

Morreu Ben Ali, o ex-presidente tunisino afastado pela Primavera Árabe
Notícias ao Minuto

16:05 - 19/09/19 por Sara Gouveia

Mundo Tunísia

O antigo presidente tunisino Zine al-Abidine Ben Ali morreu no exílio na Arábia Saudita, esta quinta-feira, aos 83 anos, apenas dias depois das eleições livres no seu país natal terem lugar.

A notícia da morte foi avançada pelo advogado da sua família. "Ben Ali morreu na Arábia Saudita", confirmou Mounir Ben Salha à Reuters. O antigo presidente morreu em Jeddah e o corpo vai ser trasladado para Meca, até que a família decida onde vai sepultá-lo, explicou ainda.

Ben Ali fugiu da Tunísia em janeiro de 2011 após liderar a Tunísia com "mão de ferro" durante 23 anos até ser afastado do poder pela revolta popular que lançou uma transição democrática no país e constituiu o início do movimento das Primaveras Árabes na região.

Em setembro deste ano, o atual primeiro-ministro do país, Youssef Chaded, tinha declarado que o antigo presidente deposto poderia regressar ao país, se fossem confirmados os rumores sobre o seu estado de saúde crítico.

Este domingo, os tunisinos votaram num a eleição com candidatos de todos os espetros políticos. As eleições foram convocadas no rescaldo da morte de Béji Caïd Essebsi, o primeiro chefe de Estado eleito democraticamente no país após o afastamento de Ben Ali.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório