Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Presidente de Israel inicia consultas para designar chefe do governo

O presidente israelita, Reuven Rivlin, inicia domingo as consultas para designar o futuro primeiro-ministro, um cargo desejado pelos rivais Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, indicaram hoje os serviços da presidência.

Presidente de Israel inicia consultas para designar chefe do governo
Notícias ao Minuto

16:10 - 19/09/19 por Lusa

Mundo Israel

"O presidente iniciará no domingo uma ronda de consultas com todos os partidos eleitos para o Knesset (parlamento) e prosseguirá depois as discussões com os candidatos recomendados para formar o governo", referem os serviços num comunicado.

No sistema político israelita o presidente consulta os deputados que lhe recomendam um chefe de governo.

Após estas consultas, que devem durar dois dias, Rivlin fará a sua escolha entre os dois pretendentes ao cargo.

Dois dias após as legislativas, os resultados ainda provisórios, com base em 97% dos votos, dão ao partido Likud (direita) de Benjamin Netanyahu 31 lugares entre os 120 do Knesset, contra 33 para a coligação centrista Azul e Branco do antigo chefe do Estado Maior das Forças Armadas Benny Gantz.

Juntamente com os seus aliados naturais, partidos religiosos e à direita para Netanyahu e formações de esquerda e seculares para Gantz, ambos ficam com um pouco mais de 55 deputados, abaixo dos 61 necessários para obter uma maioria no parlamento.

Benjamin Netanyahu e Benny Gantz apelaram a um governo de união, mas o dirigente do Azul e Branco considerou que apenas ele, cuja formação foi a mais votada, o poderá chefiar.

Netanyahu, que tem marcada para o início de outubro a audiência prévia exigida pela lei israelita antes da apresentação formal de acusações - neste caso de "corrupção", "fraude", "desvio de fundos" e "abuso de confiança" - procura a todo o custo permanecer no cargo que ocupa há mais de uma década.

Após as legislativas de abril, um resultado semelhante ao deste escrutínio impediu Netanyahu de formar um governo e conduziu à realização da votação de terça-feira.

O presidente israelita, Reuven Rivlin, sublinhou a necessidade de formar um governo "o mais rapidamente possível" e o imperativo "de evitar uma terceira eleição".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório