Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Ladrões prendem casal francês e roubam 2 milhões em jóias e dinheiro

A polícia está à procura dos seis suspeitos do roubo.

Ladrões prendem casal francês e roubam 2 milhões em jóias e dinheiro
Notícias ao Minuto

16:59 - 19/09/19 por Sara Gouveia

Mundo França

Os donos de um castelo francês do século XVII foram sequestrados, na noite de quarta-feira e madrugada de quinta, enquanto a sua casa, que fica a cerca de 50 quilómetros de Paris, era 'varrida' por ladrões encapuzados que levaram um total de dois milhões de euros. Segundo as autoridades, os seis suspeitos não aparentavam estar armados.

Os proprietários na casa dos 90 anos, conta o Le Parisien, foram atados no seu quarto e os ladrões levaram dinheiro, jóias e um computador antes de fugirem. Finalmente, o casal conseguiu soltar-se e alertar a polícia.

A Polícia Judiciária francesa ficou encarregue da investigação.

O palácio de Vaux-le-Vicomte está na família vítima do assalto desde 1875. Patrice and Cristina de Vogüé abriram a propriedade ao público em 1968, que é gerida em conjunto com os seus três filhos.

Reza a história que o castelo foi construído pelo ministro das finanças francês de Louis XIV, Nicolas Fouquet, que terá caído em desgraça em 1661, pouco depois de a propriedade estar terminada, quando organizou uma festa elaborada que causou inveja ao rei. Acabou por passar o resto da vida na cadeia. O monarca tomou depois o castelo e moveu as suas peças mais valiosas para Versailles.

Esta é o maior local histórico detido por privados em França, com mais de 500 hectares, recebe cerca de 250 mil visitantes por ano. Sendo utilizado várias vezes em filmes para aparentar o Palácio de Versailles, incluindo num dos filmes de James Bond e no filme Marie Antoinette de Sophia Coppola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório