Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Trump criticou a Reserva Federal por descida moderada de taxas de juro

O Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou hoje o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, acusando-o de não ter coragem, por ter sido muito moderado no corte da taxa de juro que anunciou.

Trump criticou a Reserva Federal por descida moderada de taxas de juro
Notícias ao Minuto

21:18 - 18/09/19 por Lusa

Mundo EUA

A Fed anunciou hoje uma descida de 25 pontos base nas suas taxas de juro, a segunda em dois meses, mas prometeu não voltar a descer de novo a taxa este ano e agir de forma apropriada a "manter a expansão".

Donald Trump tem pedido ao banco central para ser mais agressivo na descida das taxas de juro, dizendo que a atual política monetária tem prejudicado os interesses económicos dos Estados Unidos, e mostrou-se hoje descontente com a decisão moderada que Jay Powell hoje anunciou.

"Jay [Jerome] Powell e a Reserva Federal falharam novamente", escreveu Donald Trump na sua conta pessoal da rede social Twitter.

"Não tem coragem, não tem sentido, não tem visão. Um péssimo comunicador", acrescentou o Presidente, referindo-se ao presidente da Fed, a quem tem apontado o dedo por não responder às suas solicitações de descida sustentada das taxas de juro.

A decisão de Powell constitui a segunda descida deste ano e as taxas de juro ficam agora entre 1,75% e 2%.

No final de uma reunião de dois dias, a Fed, banco central norte-americano, também indicou que reviu em alta a sua previsão de crescimento em 2019 para 2,2% em vez de 2,1%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório