Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Papa assinala dia da doença de alzheimer e denuncia maus-tratos a doentes

O Papa Francisco pediu hoje mais apoio para as pessoas com alzheimer e para os seus cuidadores e denunciou que estes doentes são frequentemente vitimas de maus tratos e abusos.

Papa assinala dia da doença de alzheimer e denuncia maus-tratos a doentes
Notícias ao Minuto

17:25 - 18/09/19 por Lusa

Mundo Papa Francisco

Os doentes "são frequentemente vítimas de violência, maus tratos e abusos que minam a sua dignidade", disse o chefe da Igreja Católica numa mensagem por ocasião do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, que se assinala a 21 de setembro.

"Vamos orar pela conversão dos corações, pelas pessoas com doença de alzheimer, por suas famílias e por aqueles que cuidam delas com amor", disse.

De acordo com o Relatório Mundial da doença de Alzheimer de 2018, a cada três segundos uma pessoa desenvolve demência.

Estima-se que em 2017 existiam 50 milhões de pessoas com demência em todo o mundo - um número que dobrará quase a cada 20 anos para atingir 131,5 milhões em 2050, de acordo com este relatório.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número será ainda maior, 152 milhões em 2050.

Em maio, a OMS publicou as primeiras diretrizes para reduzir o risco, incluindo alimentação saudável, atividade física regular e não fumar.

Cerca de 5% a 8% das pessoas com mais de 60 anos têm doença de alzheimer e outras formas de demência.

Francisco também rezou pelas pessoas com cancro, "para que elas também sejam cada vez mais apoiadas, tanto na prevenção quanto no tratamento desta doença".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório