Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos 12 feridos em atentado no Leste do Afeganistão

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas na sequência de um ataque contra um edifício governamental no Leste do Afeganistão, um dia depois de dois atentados reivindicados pelos talibãs e que fizeram 50 mortos em Cabul.

Pelo menos 12 feridos em atentado no Leste do Afeganistão
Notícias ao Minuto

14:11 - 18/09/19 por Lusa

Mundo Afeganistão

O ataque começou por volta das 13h30 (9h00 em Lisboa) em Jalalabad, capital da província de Nangarhar, na altura em que um atacante suicida detonou os explosivos que transportava consigo frente às instalações governamentais onde são distribuídos os documentos de identidade eletrónicos.

De acordo com o porta-voz do governo provincial, Attaullah Khogyanai, após a primeira explosão, um número indeterminado de homens armados entrou nas instalações localizadas numa zona residencial e comercial de Jalalabad.

"Até ao momento conseguimos retirar 12 trabalhadores do gabinete que foi atacado, mas a operação continua. As forças de segurança estão a tentar eliminar os atacantes armados", disse.

Até ao momento, o ataque de Jalalabad ainda não foi reivindicado.

O Afeganistão começou a distribuir o documento nacional de identidade (conhecido como e-Tazkira) no ano passado para substituir os antigos cartões de identidade em papel, preenchidos à mão, e fáceis de falsificar.

O assalto em curso ocorre um dia depois de um ataque suicida num comício onde estava presente o chefe de Estado afegão, Ashraf Ghani, em Cabul.

Na mesma altura um outro atentado teve como objetivo o Ministério da Defesa, na capital do país.

Os dois ataques, que fizeram 48 mortos no total, foram reivindicados pelos talibãs, e registaram-se poucos dias depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado a suspensão do diálogo de paz que decorriam há mais de um ano com representantes talibãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório