Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Irão diz que EUA "estão em negação" da realidade no Iémen após ataques

Os Estados Unidos "estão em negação" da realidade ao acusarem o Irão de responsabilidade pelos ataques reivindicados pelos rebeldes iemenitas contra instalações petrolíferas sauditas, afirmou hoje no Twitter o chefe da diplomacia iraniana.

Irão diz que EUA "estão em negação" da realidade no Iémen após ataques
Notícias ao Minuto

19:24 - 17/09/19 por Lusa

Mundo Irão

"Os Estados Unidos estão em negação caso pensem que as vítimas iemenitas dos piores crimes de guerra durante quatro anos e meio não fariam tudo para ripostar", escreveu Mohammad Javad Zarif, numa alusão às vítimas dos ataques da coligação liderada pela Arábia Saudita e que intervém no Iémen desde 2015.

"Talvez tenham ficado incomodados pelo facto de centenas de milhares de dólares [referência às vendas de armamento de Washington a Riade] não tenham intercetado os disparos iemenitas. Mas acusar o Irão não vai alterar nada", acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano.

Mohammad Javad Zarif assinalou que "os Estados Unidos não ficam coléricos quando os seus aliados bombardeiam [em maiúsculas] sem piedade os bebés no Iémen durante mais de quatro anos, com as suas armas e a sua assistência militar".

"Mas ficam terrivelmente coléricos quando as vítimas reagem da única forma que lhes é possível, contra as refinarias de petróleo [em maiúsculas] do agressor", indicou ainda Zafari numa outra mensagem.

No sábado, os rebeldes iemenitas Houthis, que Teerão diz apoiar politicamente, reivindicaram os ataques com a intervenção de 'drones' contra duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita, o grande rival regional do Irão.

Diversos responsáveis norte-americanos, incluindo o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o ministro da Defesa, Mark Esper, acusaram o Irão de responsabilidade direta neste ataque, que fez baixar para metade a produção de petróleo saudita e provocou um aumento do preço do crude.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, declarou estar pronto para ripostar a estes ataques em apoio ao seu aliado saudita.

Trump afirmou que "parece" que o Irão está por detrás, mas quer "saber com toda a certeza quem é o responsável" antes de anunciar uma decisão.

Um responsável norte-americano disse hoje à agência noticiosa AFP, sob anonimato, que os Estados Unidos têm a certeza de que os ataques foram efetuados a partir de território iraniano e com a utilização de mísseis de cruzeiro.

Washington ainda não divulgou provas que sustentem estas acusações.

O Irão, que nega o fornecimento de armamento aos Houthis, em resposta às acusações de Riade e Washington, denuncia regularmente os ataques militares da coligação árabe no Iémen.

"A única solução é terminar com a guerra", assegurou Zarif.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório