Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Xangai emite licenças na China para utilização de veículos autónomos

Xangai, a "capital" económica da China, tornou-se hoje na primeira cidade chinesa a emitir licenças para transporte de passageiros e mercadorias por veículos sem condutor, informou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Xangai emite licenças na China para utilização de veículos autónomos
Notícias ao Minuto

19:08 - 17/09/19 por Lusa

Mundo Xangai

A aplicação de transporte privado chinesa Didi Chuxing, equivalente ao Uber na China, e os fabricantes chinês e alemão SAIC e BMW, respetivamente, receberam uma quota inicial de licenças para operar uma frota de 50 veículos autónomos, no distrito de Jiading.

A decisão, que permite pela primeira vez a utilização de veículos autónomos na China, além de testes, visa permitir a "ampla adoção e comercialização" da direção autónoma em Xangai, segundo a Xinhua.

O regulamento estipula que as empresas candidatas devem ter, no total, mais de 24.000 quilómetros e 1.200 horas em testes com veículos autónomos no distrito de Jiading, sem ocorrência de acidentes, para obter licença.

Os veículos podem transportar mercadorias ou passageiros voluntários.

Se a frota de 50 veículos operar por seis meses sem ocorrência de incidentes, a empresa poderá pedir o seu aumento.

Os fabricantes de automóveis têm investido milhares de milhões de dólares, nos últimos anos, no desenvolvimento da direção autónoma, uma área liderada pela Waymo, do gigante norte-americano Google.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório