Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ativistas pró-democracia pedem a congressistas pressão sobre Pequim

Jovens líderes do movimento pró-democracia de Hong Kong pediram hoje aos parlamentares norte-americanos para pressionarem Pequim, alegando que qualquer declínio no estatuto especial daquele território encorajaria a China a impor os seus "valores comunistas" noutras partes do mundo.

Ativistas pró-democracia pedem a congressistas pressão sobre Pequim
Notícias ao Minuto

18:46 - 17/09/19 por Lusa

Mundo EUA

Joshua Wong, Denise Ho e outros ativistas pró-democracia foram recebidos por membros republicanos e democratas numa audiência de um comité do Congresso em Washington.

"Se Hong Kong cair pode facilmente tornar-se num trampolim para o regime totalitário chinês empurrar as suas regras e prioridades para o exterior, usando o poder económico para converter outras pessoas aos valores comunistas", afirmou a cantora 'pop' Denise Ho, cuja música foi censurada na China pelo seu envolvimento com o movimento.

"Este não é um apelo a uma 'ingerência estrangeira', nem à dependência de Hong Kong. É um apelo aos direitos humanos. Um apelo a favor da democracia", acrescentou a artista de 42 anos.

A ex-colónia britânica enfrenta, há mais de três meses, a mais grave crise política desde a sua entrega à China, em 1997, com ações e manifestações quase diárias exigindo reformas democráticas e denunciando a resposta policial, considerada brutal pelos manifestantes.

Os membros republicanos e democratas da comissão do Congresso norte-americano enfatizaram a rara união em torno da defesa dos direitos de Hong Kong.

Estes congressitas estão a estudar um projeto de lei sobre "os direitos humanos e a democracia em Hong Kong", que prevê uma revisão anual do estatuto económico especial da região e sanções para qualquer responsável que suprima as "liberdades fundamentais" deste território semiautónomo.

"Pequim não deve vencer em todas as frentes, colhendo os benefícios económicos do prestígio de Hong Kong no mundo e erradicando a nossa identidade sociopolítica", avisou Joshua Wong, de 22 anos, que se tornou um rosto do movimento pró-democracia.

"Enquanto eu falo, Hong Kong está numa encruzilhada crucial. A parada nunca esteve tão alta", prosseguiu.

O jovem alertou que o presidente chinês, Xi Jinping, pode decidir agir com mais força, antes do 70.º aniversário do regime comunista, em outubro.

"Enviarem tanques é irracional, mas não é impossível", sublinhou o ativista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório