Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Casal esconde género de bebé para protegê-lo de "preconceitos"

A criança de 17 meses está a ser criada pelos pais sem género, para que possa mais tarde decidir.

Casal esconde género de bebé para protegê-lo de "preconceitos"
Notícias ao Minuto

19:17 - 17/09/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Um casal britânico recusa-se a revelar o género com que o seu bebé nasceu a amigos e família de forma a proteger a criança de "preconceitos inconscientes". Hobbit Humphrey, de 38 anos, e Jake England-Johns, de 35, dizem estar a criar Anoush, agora com 17 meses, com género neutro ao vesti-lo em roupas de menino e menina, conta a BBC One.

"Há tanto do preconceito de género que é inconsciente", disse a mãe Hobbit. "Quando fiquei grávida, estivemos a discutir sobre como é que íamos combater os preconceitos inconscientes. E percebemos que a única forma de o fazer era não dizer às pessoas [o género]", acrescentou.

Os artistas de circo, que vivem numa casa barco em Kensham, no Reino Unido, explicaram que combinaram não revelar o género de Anoush nem aos membros da família mais próximos. Uma das avós só descobriu aos 11 meses quando estava a mudar a fralda ao bebé. Até a criança decidir como se sente melhor não utilizarão o pronome 'ele' nem 'ela', apenas 'eles' ('they', em inglês) o pronome pessoal coletivo utilizado para referir o género neutro ou não-binário.

"Agora já somos muito bons a dar espaço ao desconforto das pessoas quando dizemos 'Na verdade, não dizemos a ninguém, não vamos dizer a ninguém para já'. Vamos só deixar Anoush ser um bebé", explicou o pai ao mesmo meio de comunicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório