Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Venezuela? Sucesso de negociações depende da representatividade política

O sucesso de um processo de negociação na Venezuela depende da sua representatividade política e do apoio do Parlamento, disse hoje a União Europeia (UE) reagindo à proposta de diálogo de Caracas a parte da oposição.

Venezuela? Sucesso de negociações depende da representatividade política
Notícias ao Minuto

10:49 - 17/09/19 por Lusa

Mundo União Europeia

"Para ter sucesso e ser levado a sério, é importante que qualquer processo negocial tenha a representação política necessária, o apoio da Assembleia Nacional e o objetivo claro de realizar eleições presidenciais credíveis no país", segundo um comunicado da UE.

Tendo em conta este enquadramento, a UE -- através da sua chefe da diplomacia, Federica Mogherini -, reitera o seu apoio a um processo negocial que seja "inclusivo e com vista a chegar a resultados".

Na segunda-feira, o Governo do Presidente Nicolás Maduro e quatro pequenos partidos opositores (Avançada Progressista, Soluções para a Venezuela, Movimento Ao Socialismo e Cambiemos), chegaram a um acordo para organizar uma nova mesa de diálogo.

O presidente da Assembleia Nacional e líder político opositor, Juan Guaidó, denunciou, também na segunda-feira, que esta decisão intensificará a crise no país e repete manobras governamentais do passado.

"Já o regime tentou, antes, este tipo de manobras, que levarão a uma maior crise, a um isolamento internacional. Não há confiança no regime", disse, numa conferência de imprensa, em Caracas.

O presidente da Assembleia Nacional (parlamento) afirmou ainda que "nunca houve diálogo" entre o Governo do Presidente Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime "não lhe interessava solucionar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório