Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Boris Johnson forçado a abandonar conferência de imprensa após protestos

O primeiro-ministro britânico teve a sua primeira reunião com o presidente da Comissão Europeia, mas as ruas de Luxemburgo encheram-se de manifestantes.

Boris Johnson forçado a abandonar conferência de imprensa após protestos
Notícias ao Minuto

15:50 - 16/09/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Boris Johnson recusou-se a aparecer numa conferência de imprensa marcada para o exterior do encontro com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, em Luxemburgo, devido a uma onda de protestos contra o Brexit no local.

Enquanto Downing Street disse que a reunião foi "construtiva", a Comissão em comunicado deu conta de que não tinham sido apresentadas propostas concretas para resolver o backstop, um dos elementos mais controversos do divórcio entreo Reino Unido e a União Europeia. "O presidente Juncker recordou que o Reino Unido tem a responsabilidade de se chegar à frente com soluções operacionais legais que sejam compatíveis com o acordo de saída.

O governo britânico referiu ainda que "os líderes concordaram que as discussões têm de ser intensificadas e que em breve ocorrerão numa base diária".

O encontro contou ainda com a presença de Steve Barclay, o ministro britânico para o Brexit e com o negociador chefe da União Europeia Michel Barnier.

Depois da saída pela lateral para evitar os manifestantes, o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel,  acabou por avançar com a conferência sem o líder do governo britânico, falando ao lado de um pódio vazio.

Começou por dizer que considerava que "o protesto é um direito numa democracia e é importante trocar ideias e ouvirmo-nos uns aos outros".

Durante o discurso aos jornalistas, conta o Independent, criticou Boris Johnson referindo que este falhou em trazer propostas novas para quebrar o impasse. "O relógio está a avançar", garantiu, alertando o primeiro-ministro para "parar de falar e agir".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório