Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Serviços de emergência espanhóis procuram desaparecido nas inundações

Os serviços de emergência espanhóis estão à procura de um holandês de 66 anos desaparecido na sequência das inundações que, desde quinta-feira e até domingo, fizeram seis mortos no sudeste do país, informou hoje a Guarda Civil.

Serviços de emergência espanhóis procuram desaparecido nas inundações
Notícias ao Minuto

14:27 - 16/09/19 por Lusa

Mundo Espanha

Um porta-voz desta força militar correspondente à GNR portuguesa disse à AFP que a busca já tinha começado no domingo à tarde, quando "uma testemunha avisou que tinha visto um corpo engolido pela água num canal em Dolores", um município da província de Alicante (sudeste).

Sendo a corrente muito forte, o corpo poderia ter sido levado muito longe, o que significa que a busca deve ser feita em vários quilómetros de distância, de acordo com a mesma fonte.

As fortes chuvas com inundações violentas mataram pelo menos seis pessoas nos últimos dias em toda a Espanha.

Desde a última quarta-feira à noite, as chuvas torrenciais atingiram várias regiões, nomeadamente as de Valência, Múrcia (sudeste), Castela-Mancha (centro) e Andaluzia (sul), tendo aldeias inteiras sido inundadas, estradas cortadas, aeroportos temporariamente fechados e milhares de pessoas evacuadas.

O governo espanhol enviou mais de 1.300 militares para estas regiões no domingo para ajudar 710 pessoas isoladas.

O chefe do governo socialista espanhol Pedro Sánchez visitou hoje dois municípios afetados, na Andaluzia e Castela-Mancha, depois de já ter feito uma primeira visita no sábado a uma outra área muito afetada.

Sánchez disse esta manhã que nenhum recurso será "poupado" para lidar com os vários danos causados pela intempérie, e pediu paciência aos afetados, até que as administrações locais possam começar a fazer a avaliação das perdas.

Apenas algumas províncias centrais permanecem hoje ainda em alerta de "chuvas fortes" nas regiões de La Rioja, Aragão, Castela-Mancha e Castela e Leão, além de áreas da Galiza (noroeste), segundo o Serviço Meteorológico Nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório