Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Edward Snowden pede asilo ao Presidente francês

O analista de sistemas informáticos Edward Snowden, que publicou documentos classificados sobre o programa de vigilância dos Estados Unidos e foi acusado de espionagem, pediu ao Presidente francês, Emmanuel Macron, que lhe conceda asilo.

Edward Snowden pede asilo ao Presidente francês
Notícias ao Minuto

10:33 - 16/09/19 por Lusa

Mundo Snowden

Snowden, que agora vive na Rússia para evitar ser processado nos Estados Unidos, sublinhou, numa entrevista hoje na rádio France Inter que "proteger quem faz denúncias não é um ato hostil" e disse que se considerava no direito de obter proteção de França.

O analista já tinha pedido asilo a França, solicitação feita em 2013 ao antecessor de Macron, François Hollande, mas sem sucesso.

A presidência francesa ainda não comentou as declarações feitas na rádio.

O lançamento das memórias de Edward Snowden será feito na terça-feira simultaneamente em 20 países, segundo o seu editor francês.

A obra original intitulada "Permanent record", totalmente escrita por Snowden, será publicada pela Metropolitan books (Macmillan) nos Estados Unidos.

Em França, o livro vai chamar-se "Mémoire vive" e será publicado pela Editions du Seuil.

Edward Snowden revelou, em 2013, a existência de um sistema de vigilância mundial de comunicações e de internet, tendo sido acusado pelos Estados Unidos de espionagem e apropriação de segredos do Estado.

O realizador norte-americano Oliver Stone dirigiu um filme em 2016 sobre a sua vida, com Joseph Gordon-Levitt no papel de protagonista, e Snowden também surge em "Citizenfour", o premiado documentário de Laura Poitras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório