Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Lenda do rugby Gareth Thomas revela que tem HIV

O atleta foi chantageado e por isso decidiu contar a todo o mundo que vive com o vírus há vários anos.

Lenda do rugby Gareth Thomas revela que tem HIV
Notícias ao Minuto

22:52 - 15/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Gareth Thomas

O ex-jogador de rugby, natural do País de Gales, Gareth Thomas revelou, este sábado, que é portador de HIV e que quer ajudar “a quebrar o estigma” em torno da doença.

De acordo com a CNN, Gareth é o primeiro desportista britânico a assumir viver com HIV e foi também, em 2009, o primeiro jogador profissional de rugby a anunciar que era homossexual.

O ex-capitão do Lions, de 45 anos, assumiu ser portador do vírus num vídeo emocionante partilhado na sua conta de Twitter, depois de ter sido chantageado.

“Olá, eu sou o Gareth Thomas e quero partilhar um segredo com vocês”, começou por dizer o atleta.

“Estou a viver com HIV. Agora que vocês têm essa informação isso deixa-me extremamente vulnerável, mas não me deixa fraco”, continuou.

Ainda durante o mesmo vídeo, Gareth explicou que foi “forçado” a divulgar a sua doença e prometeu “lutar para acabar com o estigma” em torno do HIV.

“Peço que me ajudem a mostrar a todos os que vivem com medo das reações e opiniões das outras pessoas que ter HIV não significa que nos devemos esconder”, disse.

Já em entrevista ao Mirror, o ex-jogador revelou que vive com este segredo há vários anos e que a “vergonha” fez com que tivesse de lidar com “sentimentos suicidas”.

“Quero aprender mais sobre a doença e ajudar as pessoas a compreende-la. Eu tenho HIV e está tudo bem”, afirmou.

O anúncio foi alvo de diversos elogios. Até o príncipe William já reagiu no Twitter: “Corajoso como sempre. Uma lenda dentro e fora de campo. Tens o nosso apoio, Gareth”.

A ex-estrela do rugby casou-se com uma mulher em 2002. Alguns anos mais tarde, divorciou-se e anunciou que era gay. Já em 2016, casou-se com o atual companheiro, Stephen, que, segundo Gareth, não tem HIV.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório