Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Índia negoceia com japoneses, franceses e alemães compra de comboios de alta velocidade

A Índia iniciou negociações com construtores japoneses, franceses e alemães para dotar a sua imensa e envelhecida rede ferroviária com comboios de alta velocidade, afirma esta quarta-feira o jornal ‘Hindustan Times’.

Índia negoceia com japoneses, franceses e alemães compra de comboios de alta velocidade
Notícias ao Minuto

12:24 - 03/10/12 por Lusa

Mundo Governo

Segundo o jornal, que cita uma fonte oficial que pediu para não ser identificada, o governo indiano iniciou negociações com construtores japoneses, franceses e alemães para adquirir seis comboios com capacidade para atingir uma velocidade máxima de 325 km/h.

"Tais projectos necessitam um longo período de gestação, mas é necessário começar por algum lado", declarou a fonte.

No entanto, estes comboios só poderão rolar a uma velocidade limitada, porque as infra-estruturas por enquanto não estão adaptadas às composições de alta velocidade.

O comboio mais rápido da rede ferroviária indiana, o Bhopal Shatabdi, circula a 150 km/h para ligar a capital federal, Nova Deli, à cidade de Bhopal, no centro da Índia.

A rede ferroviária, gerida pelo Estado, transporta diariamente 18,5 milhões de pessoas e o comboio continua a ser o principal meio de transporte de longa distância neste vasto país de 1.200 milhões de habitantes, dos quais a esmagadora maioria não tem meios para utilizar o avião.

Mas os números em matéria de segurança são alarmantes: anualmente ocorrem cerca de 300 acidentes, dos quais resultam mortos, devido a colisões e descarrilamentos.

Segundo um recente relatório oficial, quase 15 mil pessoas morrem anualmente só a atravessar as vias, um número que o governo considerou traduzir um "massacre".

Em 2010, 28 mil pessoas morreram no âmbito da rede ferroviária, segundo o National Crime Records Bureau, entidade que faz o recenseamento do número de mortos resultantes de crimes ou acidentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório