Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ataques reivindicados pelos Huthis provocam incêndios em refinarias

Um ataque com drones já reivindicado pelos rebeldes iemenitas Huthis provocou hoje incêndios em duas instalações petrolíferas do gigante saudita Aramco no leste da Arábia Saudita, foi anunciado.

Ataques reivindicados pelos Huthis provocam incêndios em refinarias
Notícias ao Minuto

10:56 - 14/09/19 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

Trata-se do terceiro ataque em cinco meses contra duas instalações

A televisão dos Huthis, Al-Massira, reivindicou "uma operação de envergadura contra refinarias em Abqaiq e Khurais" na Arábia Saudita, país cujas forças estão comprometidas com o poder no Iémen contra os rebeldes.

O ataque perpetrado com drones provocou incêndios em duas instalações petrolíferas da Aramco situadas em Abqaiq e Khurais.

"Às 04:00 locais (02:00 em Lisboa) equipas de segurança da Aramco intervieram para apagar incêndios em duas instalações", indicou o ministério do Interior saudita, maior exportador mundial de petróleo.

"Os dois incêndios foram apagados", adianta o ministério, sem precisar a origem dos drones nem se houve vítimas ou suspensão das operações.

As autoridades sauditas parecem ter reforçado a segurança nas duas instalações, impedindo os jornalistas de se aproximarem, refere a agência France-Presse.

Os Huthis, apoiados politicamente pelo Irão, grande rival regional da Arábia Saudita, reivindicam regularmente lançamentos de mísseis com drones contra alvos sauditas e afirmam que agem como represália contra os ataques aéreos da coligação militar liderada pela Arábia Saudita, que intervém no Iémen em guerra desde 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório