Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Dezenas de detidos na Etiópia por ataque com granada contra polícia

Duas dezenas de membros de um importante movimento rebelde etíope foram presos hoje por suspeitas de ligações a um ataque com granada contra um campo da polícia, no qual foram feridas nove pessoas.

Dezenas de detidos na Etiópia por ataque com granada contra polícia
Notícias ao Minuto

16:39 - 13/09/19 por Lusa

Mundo Etiópia

O ataque foi levado a cabo esta quinta-feira na cidade de Burayu, a cerca de 20 quilómetros a noroeste da capital Adis Abeba, de acordo com o canal de televisão Fana BC, próximo do poder.

A cidade é situada na região de Oromia, epicentro das manifestações anti-governamentais que conduziram ao poder em abril de 2018 o atual primeiro-ministro, Abiy Ahmed.

"Detivemos 22 pessoas que são membros ou simpatizantes da OLF [Frente de Libertação Oromo, organização separatista criada em 1973 por nacionalistas oromo no contexto da luta pela independência contra o poder abissínio] e são suspeitas de ter participado no ataque com granada em Burayu", indicaram as autoridades locais através de um comunicado citado pela agência France Presse.

Popular entre os jovens oromo, a etnia mais numerosa do país, a OLF separou-se da coligação no poder, a Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope (EPRDF), em 1992, e iniciou uma luta armada contra esta.

Quando chegou ao poder, Abiy Ahmed - também ele da etnia oromo - levou o parlamento etíope a retirar em julho de 2018 a OLF da lista das organizações consideradas terroristas e, dois meses mais tardes, os principais dirigentes da organização regressaram ao país.

A OLF concluiu em agosto de 2018 um acordo com o Governo etíope com vista ao seu regresso à cena política, mas um conjunto de desacordos sobre as modalidades de desarmamento da organização tem atrasado o processo.

A luta contra a OLF pela coligação no poder provocou um ressentimento importante no seio da população oromo, que em 2015 lançou uma vaga de manifestações anti-governo sem precedentes em 25 anos, provocando a queda do antecessor de Abiy, Hailemariam Desalegn.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório