Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Município no norte de Inglaterra sob controlo do partido de Nigel Farage

O partido do Brexit, liderado pelo eurocético Nigel Farage, passou a ter maioria no município de Hartlepool, nordeste de Inglaterra, graças ao apoio do partido Conservador.

Município no norte de Inglaterra sob controlo do partido de Nigel Farage
Notícias ao Minuto

15:14 - 13/09/19 por Lusa

Mundo Brexit

O partido anunciou na quinta-feira que nove vereadores independentes e de pequenos partidos aderiram ao partido do Brexit, e que três vereadores conservadores aceitaram formar uma coligação.

"Independentemente das manobras em Westminster [parlamento britânico], os Brexiters [adeptos do Brexit] no nordeste estão a fazer força para recuperar o controlo para que possam respeitar o voto no Brexit na região", afirmou o presidente do partido, Richard Tice.

Hartlepool, que era dominado pelo partido Trabalhista até às eleições locais de maio, passa assim a ser o primeiro município sob o controlo do Partido do Brexit, que só existe desde abril.

No referendo de 2016, 69,6% dos eleitores de Hartlepool votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia e nas eleições europeias de maio, 38,7% votaram no partido do Brexit.

Recentemente, o eurodeputado Nigel Farage propôs um "pacto de não agressão" a nível nacional com o partido Conservador nas próximas eleições legislativas para garantir a derrota da oposição que é contra o Brexit

Porém, um porta-voz do primeiro-ministro, Boris Johnson descartou a possibilidade e o ministro do Interior, Sajid Javid, confirmou, justificando: "Não precisamos de uma aliança eleitoral com ninguém".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório