Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Zelenski lutará "não apenas com palavras" para recuperar a Crimeia

O Presidente ucraniano, Vladimir Zelenski, disse hoje que a Ucrânia lutará "não apenas com palavras" para recuperar a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

Zelenski lutará "não apenas com palavras" para recuperar a Crimeia
Notícias ao Minuto

14:05 - 13/09/19 por Lusa

Mundo Vladimir Zelenski

"Em relação à Crimeia, acho que o mais complicado será reavê-la, mas vamos lutar para recuperá-la e não apenas com palavras", assegurou Zelenski ao intervir numa cerimónia em Kiev.

A Ucrânia também anseia pelo fim da guerra no leste e "tem alguns conceitos, algumas ideias" para resolver o conflito, que já provocou mais de 10.000 vítimas desde 2014, indicou o Presidente ucraniano citado pela agência Interfax.

Vladimir Zelenski salientou que, por enquanto, é "muito cedo" para divulgar a sua estratégia.

O chefe do Governo ucraniano também falou das sanções contra a Rússia pela sua intervenção na Ucrânia, sobre as quais garantiu que "devem ser mantidas até que a paz seja restabelecida", mesmo que alguns países percam dinheiro com isso.

"Algumas vozes no Ocidente pedem para levantar as sanções porque assim (os seus países) perdem dinheiro. Pois nós perdemos vidas humanas e, enquanto não houver paz, as sanções devem ser mantidas", acrescentou.

No entanto, Zelenski anunciou que Kiev espera continuar o intercâmbio de prisioneiros com a Rússia, após a troca realizada no sábado passado, em que envolveu 35 pessoas de cada parte.

"Estamos a conversar sobre a próxima etapa do intercâmbio", adiantou o líder ucraniano, sublinhando que "estão a ser elaboradas as listas" dos cidadãos que entrarão na seguinte troca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório