Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-primeiro-ministro da Turquia sai do partido de Erdogan

O ex-primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu anunciou hoje que deixa o partido islamita no poder AKP, por discordar da gestão do Presidente Recep Tayyip Erdogan, indicando que pretende formar um novo movimento político.

Ex-primeiro-ministro da Turquia sai do partido de Erdogan
Notícias ao Minuto

13:26 - 13/09/19 por Lusa

Mundo Turquia

"Renuncio para um novo começo", afirmou Davutoglu em conferência de imprensa em Ancara, capital da Turquia, onde também anunciou a criação de um novo partido político.

A tensão com o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) chegou ao ponto em que a comissão executiva central dessa formação pediu no início de setembro a sua expulsão e a de outros três membros próximos ao ex-chefe de Governo.

Davutoglu criticou publicamente as decisões recentes do AKP, como a de contestar o resultado das eleições locais em Istambul ou a demissão de três prefeitos nas cidades de maioria curda.

"Apesar de sempre termos dito o 'nosso partido', o 'nosso Presidente', o 'nosso país' nos 'nossos discursos' somos acusados de traição. O AKP afastou-se dos valores que o colocaram nos corações da nossa nação", salientou Davutoglu.

"O Governo do AKP afastou-se da realidade e de um raciocínio saudável", acrescentou.

O político foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia entre 2009 e 2014 e posteriormente primeiro-ministro até 2016, quando foi demitido por Erdogan e substituído por Binali Yildirim.

Recentemente, Davutoglu criticou as políticas de Erdogan, especialmente no que diz respeito à liberdade de expressão.

Davutoglu é a segunda figura-chave do AKP a renunciar do partido, depois de Ali Babacan - um ex-vice-primeiro ministro e ministro da Economia, que em julho também anunciou que pretende criar um novo partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório