Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Dombrovskis está "desejoso" de trabalhar com Elisa Ferreira em Bruxelas

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, que integrará também o futuro executivo comunitário com um estatuto reforçado, disse hoje que está "desejoso" de trabalhar com Elisa Ferreira, reconhecida em Bruxelas como "muito competente e trabalhadora".

Dombrovskis está "desejoso" de trabalhar com Elisa Ferreira em Bruxelas
Notícias ao Minuto

09:48 - 13/09/19 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"Relativamente a Elisa Ferreira, antes de mais gostaria de a felicitar pela designação para comissária da Coesão e Reformas. Trabalhámos de perto com a Elisa Ferreira quando ela era coordenadora do S&D (Socialistas e Democratas) na comissão de economia (do Parlamento Europeu) e, mais tarde, também tivemos reuniões quando estava (como vice-governadora) no Banco de Portugal. Claro que a conhecemos como alguém com grandes conhecimentos, muito competente e muito trabalhadora", disse, à margem de uma reunião de ministros das Finanças da UE, em Helsínquia.

O comissário letão, que na futura Comissão liderada por Ursula von der Leyen será um dos três vice-presidentes executivos, responsável por coordenar os trabalhos para assegurar 'uma Economia ao serviço das pessoas' e pelos serviços financeiros, manifestou-se assim "desejoso" de começar a trabalhar com a comissária portuguesa e convicto de que terão "uma cooperação boa e construtiva" no próximo executivo comunitário, que entrará em funções em 01 de novembro.

Entre as missões atribuídas por Von der Leyen a Elisa Ferreira enquanto comissária da Coesão e Reformas conta-se a implementação do futuro instrumento orçamental para a competitividade e convergência na zona euro, tendo Dombrovskis comentado a esse propósito que a comissária portuguesa irá certamente "trabalhar arduamente para que se concretize" enfim essa nova capacidade orçamental.

Já hoje, também o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, comentara à chegada à reunião de Helsínquia a pasta atribuída a Elisa Ferreira, afirmando-se "obviamente" satisfeito por o seu pelouro incluir a futura capacidade orçamental para a convergência na zona euro, na qual o fórum de ministros das Finanças ainda está a trabalhar.

"São boas notícias, obviamente, que a comissária Elisa Ferreira, quando for confirmada pelo Parlamento Europeu, possa ter essa pasta. Iremos com certeza trabalhar em conjunto para concretizar um instrumento muito ambicioso para a zona euro", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório