Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Avião forçado a fazer desvio após piloto entornar café nos controlos

O painel de controlo começou a derreter e havia fumo dentro do cockpit.

Avião forçado a fazer desvio após piloto entornar café nos controlos
Notícias ao Minuto

16:19 - 12/09/19 por Sara Gouveia

Mundo Aviação

Um avião de passageiros com 337 pessoas a bordo foi forçado a fazer um desvio em fevereiro passado depois de o piloto ter entornado café no painel de controlo do aparelho. As conclusões são de uma investigação feita ao incidente.

O Airbus A330-243 fazia a ligação entre Frankfurt, na Alemanha e Cancun, no México, mas acabou por ter de aterrar em Shannon, na Irlanda, refere o relatório do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos. Tudo porque o painel de controlo do aparelho começou a derreter e a surgir uma grande nuvem de fumo no cockpit.

Segundo a investigação, o piloto estava a ajudar o co-piloto quando sobrevoavam o Oceano Atlântico quando serviram café. As bebidas foram servidas em copos sem tampa, o que é considerado normal para a companhia. O piloto pousou o café no tabuleiro, mas este mais tarde foi derrubado. A maior parte do líquido caiu no colo do homem mas uma pequena quantidade caiu no painel de controlo. 

Pouco depois, o painel principal (ACP1) e o secundário (ACP2) começaram a sobreaquecer ao ponto de um dos botões ter derretido.

Os pilotos puseram as máscaras de oxigénio e decidiram desviar o voo para a Irlanda, tendo aterrado o avião sem problema, pode ler-se no documento citado pela BBC. Não houve registo de feridos. O incidente teve lugar a 6 de fevereiro de 2019, mas não é identificada qual a companhia que operava o voo em questão.

Segundo o relatório, desde então a companhia alterou os procedimentos de forma a que todas as bebidas sejam servidas com tampa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório