Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Rei de Espanha reúne-se com partidos para tentar formar governo

O rei de Espanha encontra-se na próxima semana com os líderes dos partidos políticos para determinar se há um candidato viável para formar governo e evitar novas eleições este ano.

Rei de Espanha reúne-se com partidos para tentar formar governo
Notícias ao Minuto

15:42 - 12/09/19 por Lusa

Mundo Rei de Espanha

A Casal Real anunciou hoje, em comunicado, que as conversações serão nos dias 16 e 17 de setembro e que, se o rei Felipe VI antevir que nenhum candidato conseguirá a maioria entre os 350 membros da Câmara de Deputados, convocará eleições para 10 de novembro.

Esta será a segunda ronda de consultas que Felipe VI manterá com os partidos desde as eleições de 28 de abril.

A primeira ronda decorreu entre 5 e 6 de junho.

Nessa altura, Felipe VI designou o presidente do Governo em funções, Pedro Sánchez, como candidato.

No entanto, a investidura foi rejeitada em julho pelo parlamento, tendo o Rei anunciado então que não iniciaria consultas imediatamente para dar tempo aos partidos antes de voltar a convocá-los.

O prazo para a formação de governo é dia 23 de setembro.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), no poder, e a coligação Unidas Podemos (esquerda) estão em negociações para tentar chegar a um compromisso que viabilize a formação de governo, mas se o impasse se mantiver, o rei Felipe VI deverá marcar eleições, as quartas legislativas no espaço de quatro anos.

O PSOE foi o partido mais votado nas eleições de 28 de abril último, mas com menos de 30% dos votos precisa do apoio de outras formações políticas, sendo essencial o apoio do Unidas Podemos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório