Procurar

Quatro soldados mortos em ataque reivindicado por talibãs no Afeganistão

Pelo menos quatro soldados morreram e outros três ficaram feridos hoje num ataque suicida reivindicado pelos talibãs contra uma base do Exército Nacional Afegão no sul de Cabul, capital do Afeganistão, anunciaram fontes oficiais.

Quatro soldados mortos em ataque reivindicado por talibãs no Afeganistão

© iStock

Lusa
12/09/2019 12:25 ‧ há 6 anos por Lusa

"Um bombista suicida que dirigia uma carrinha detonou a sua carga explosiva na entrada do Grupo das Forças Especiais. No ataque, quatro soldados das forças especiais morreram e outros três ficaram feridos", indicou o Ministério da Defesa em comunicado.

Segundo o Ministério do Interior do Afeganistão, a explosão ocorreu às 12h50 locais (9h20 em Lisboa) no primeiro posto de controlo de segurança da base das forças especiais do Exército Nacional Afegão, no distrito policial 7 da capital.

As forças especiais são um dos órgãos mais ativos do exército afegão e geralmente são responsáveis por ataques noturnos e operações contra os talibãs.

O porta-voz do grupo insurgente, Zabihullah Mujahid, assumiu a autoria do ataque num comunicado e explicou que o atacante conseguiu entrar na base e "atingir os 200 soldados dentro do complexo que estavam a preparar-se para sair em operações".

Cabul foi alvo nas últimas semanas de vários ataques, o último realizado na passada quinta-feira pelos extremistas talibãs com uma carrinha armadilhada com explosivos em que 12 pessoas morreram, incluindo um soldado dos Estados Unidos e um romeno.

Na sequência do atentado, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afastou na segunda-feira a possibilidade de retomar as negociações com os talibãs, depois de já ter cancelado uma reunião em Camp David.

Trump cancelou no sábado à noite uma reunião secreta em Camp David com líderes talibãs e com o Governo afegão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10