Procurar

Pequim deixa de constar entre as 200 cidades mais poluídas do mundo

A qualidade do ar em Pequim melhorou nos últimos anos ao ponto de a capital chinesa deixar de constar na lista das 200 cidades mais poluídas do mundo, segundo um estudo publicado hoje.

Pequim deixa de constar entre as 200 cidades mais poluídas do mundo

© Reuters

Lusa
12/09/2019 11:25 ‧ há 6 anos por Lusa

Mundo

Pequim

Pequim "está no caminho certo" para reduzir em 2,5% a concentração de partículas PM 2,5 - as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões -, este ano, em comparação com 2018, segundo a AirVisual, unidade de investigação da empresa suíça IQAir, especializada em purificadores de ar.

Entre janeiro e agosto, o nível médio de concentração das partículas foi de 42,6 microgramas por metro cúbico de ar, comparado com 52,8 no ano passado. "Comparando há dez anos, a diferença é ainda mais impressionante", aponta o estudo.

"Nos primeiros oito meses de 2019, a concentração de PM2,5 fixou-se em metade do nível atingido no período homólogo de 2009", lê-se no mesmo estudo.

A China sofreu, nos últimas anos, algumas das piores vagas de poluição no mundo, devido à alta dependência do país da queima de carvão para produção de energia.

Mas o Governo chinês deslocou, entretanto, algumas das fábricas situadas nas redondezas de Pequim e substituiu o uso de carvão por gás natural no fornecimento de energia para a capital, face à crescente pressão da opinião pública.

Apesar da melhora significativa, os níveis atuais permanecem quatro vezes acima do nível máximo de concentração recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - 25 microgramas por metro cúbico.

Em 2018, Pequim ficou em 122º lugar entre as cidades mais poluídas do mundo.

O país continua, porém, a ser o maior emissor de gases poluentes do mundo e o principal produtor e consumidor de carvão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10