Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Robert Mugabe será enterrado na sua cidade na próxima semana

O ex-Presidente do Zimbabué Robert Mugabe será enterrado no início da próxima semana na sua cidade e não no monumento dedicado aos "heróis da nação", como queria o Governo, informou hoje a família do antigo chefe de Estado.

Robert Mugabe será enterrado na sua cidade na próxima semana
Notícias ao Minuto

09:22 - 12/09/19 por Lusa

Mundo Zimbabué

"O seu corpo será velado em Kutama (distrito de Zvimba, no oeste) no domingo à noite e será enterrado numa cerimónia íntima na segunda ou terça-feira. Ele não irá para o Campo dos Heróis Nacionais", disse à agência de notícias AFP um dos sobrinhos do antigo Presidente, Leo Mugabe.

"Esta foi a decisão tomada pela família", acrescentou Leo Mugabe.

O corpo de Mugabe, falecido na semana passada aos 95 anos, chegou ao início da tarde de quarta-feira em Harare, onde foi recebido com honras militares pelo Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa.

Os restos mortais do líder da independência do Zimbabué - que governou o país durante 37 anos até ser afastado do poder, em 2017 - será velado durante alguns dias na capital do país antes de ser sepultado.

Proveniente de Singapura, onde o antigo chefe de Estado esteve em tratamento nos últimos meses, o avião que transportava o corpo de Robert Mugabe aterrou no aeroporto de Harare, que tem o seu nome, ao início da tarde de quarta-feira.

Milhares de pessoas esperavam a chegada do corpo do ex-Presidente, que foi recebido com honras militares por Emmerson Mnangagwa. Na tribuna de honra, estava também a viúva, Grace Mugabe.

Devido ao seu estatuto de "herói nacional", Robert Mugabe deveria ser sepultado no "Campo dos Heróis Nacionais", em Harare, mas a família e os chefes tradicionais opuseram-se, alegando que o antigo chefe de Estado manifestou vontade de ser enterrado em Zvimba.

Após o afastamento do poder de Robert Mugabe, as relações do ex-Presidente e da sua família com o seu sucessor, Emmerson Mnangagwa, que qualificam como 'traidor", deterioraram-se fortemente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório