Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Supremo Tribunal dos EUE permite aplicação ampla dos limites de asilo

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos permitiu na quarta-feira à administração de Donald Trump aplicar uma nova regra que impede a maioria dos imigrantes da América Central de obter asilo no país.

Supremo Tribunal dos EUE permite aplicação ampla dos limites de asilo
Notícias ao Minuto

07:16 - 12/09/19 por Lusa

Mundo EUA

Segundo a Associated Press, esta ordem dos juízes anula temporariamente uma decisão que tinha bloqueado a nova política de asilo em alguns estados ao longo da fronteira sul.

A agência espanhola Efe explica que o Supremo Tribunal, que deu a informação no seu sítio na internet, suspendeu a decisão de um tribunal inferior que havia bloqueado essa medida nalguns estados fronteiriços com o México.

A nova política visa negar asilo a qualquer pessoa que passe por outro país a caminho dos Estados Unidos sem procurar proteção lá.

A maioria das pessoas que cruzam a fronteira sul é da América Central e foge da violência e da pobreza. Em grande parte, estas pessoas são inelegíveis perante a nova regra, assim como os requerentes de asilo da África, Ásia e América do Sul que chegam regularmente à fronteira sul.

Esta decisão reverte décadas da política dos Estados Unidos. O Governo disse que deseja fechar a lacuna entre uma triagem inicial de asilo pela qual a maioria das pessoas passa e uma decisão final sobre asilo que a maioria das pessoas não vence.

As juízas Ruth Bader Ginsburg e Sonia Sotomayor discordaram da decisão judicial.

"Mais uma vez, o poder executivo emitiu uma regra que procura reverter práticas antigas de refugiados que procuram abrigo contra perseguição", escreveu Sotomayor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório