Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Líder da Al-Qaida pede ataques ao Ocidente no discurso do 11 de Setembro

O líder da Al-Qaida, Ayman al-Zawahri, pediu hoje aos muçulmanos que ataquem alvos dos Estados Unidos, europeus, israelitas e russos, no dia em que se assinala o 18.º aniversário dos atentados às Torres Gémeas em Nova Iorque.

Líder da Al-Qaida pede ataques ao Ocidente no discurso do 11 de Setembro
Notícias ao Minuto

23:23 - 11/09/19 por Lusa

Mundo Al-Qaida

A Associated Press refere que o SITE - Intelligence Group, que rastreia a atividade 'on-line' de grupos 'jihadistas', informou que, através de um vídeo, Ayman al-Zawahri, de 68 anos, também critica os "retrocessos" da 'jihad'.

Al-Zawahri refere-se a ex-'jihadistas' que mudaram de opinião na prisão e consideram os ataques do 11 de Setembro inaceitáveis, porque civis inocentes foram prejudicados.

"Se você quer que a 'jihad' se concentre apenas em alvos militares, os militares norte-americanos estão presentes em todo o mundo, do leste ao oeste", afirmou o líder da Al-Qaida, acrescentando que os países "estão repletos de bases americanas, com todos os infiéis e a corrupção que espalham".

Os atentados de 11 de setembro de 2001 mataram quase 3.000 pessoas. Nesse dia, dois aviões atingiram o World Trade Centre, um o Pentágono e outro caiu na zona rural da Pensilvânia.

O discurso de Al-Zawahri foi gravado num vídeo de 33 minutos e 28 segundos produzido pela Fundação Sahab Media do grupo.

Al-Zawahri tornou-se líder da Al-Qaida após o assassinato de Osama bin Laden, em 2011, em Abbottabad, no Paquistão.

Hoje, o Presidente norte-americano, Donald Trump, reiterou a promessa de intensificar os combates contra os talibãs no Afeganistão, ao assinalar os 18 anos dos atentados de 11 de setembro numa cerimónia no Pentágono.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório