Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Rússia vai debater abastecimento de gás para a UE através da Ucrânia

A Rússia concordou em reunir-se no próximo dia 19 de setembro com a União Europeia e com a Ucrânia para analisar a passagem do gasoduto através de território ucraniano, disse hoje o governo de Moscovo.

Rússia vai debater abastecimento de gás para a UE através da Ucrânia
Notícias ao Minuto

09:46 - 11/09/19 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"Abordámos a data da reunião com [o comissário europeu da Energia, Maros] Sefcovic. Aquilo que ouvi foi que a parte ucraniana aprovou o calendário. Por isso, consideramos o dia 19 como uma data consensual. Estamos preparados para as consultas no dia 19", disse o ministro da Energia russo, Alexandr Novak, à agência Interfax.

No passado mês de junho o ministro russo confirmou junto do representante europeu que Moscovo vai continuar a abastecer a Europa através do gasoduto que passa através da Ucrânia depois de 2020, ano em que termina o contrato atualmente em vigor e que foi estabelecido com Kiev.

Na mesma altura, Novak sublinhou que a Rússia está disposta a prolongar o contrato sob as "atuais condições", comprometendo-se também a voltar a fornecer gás russo à Ucrânia, cujo abastecimento foi suspenso em 2015.

O ministro destacou que a empresa russa de energia Gazprom está disposta a fornecer gás à Ucrânia baixando 25% da tarifa que se encontra em vigor na Rússia.

Em 2018, a Rússia abasteceu a União Europeia com 87 mil milhões de metros cúbicos de gás através da Ucrânia.

O fluxo de gás transportado por esta via pode vir a ser reduzido quando começar a funcionar o gasoduto North Stream II, através do Báltico (55 mil milhões de metros cúbicos anuais), e o TurkStream, que vai transportar 31.500 mil milhões de metros cúbicos de gás russo por ano através da Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório