Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Trump afasta possibilidade de retomar negociações com talibãs

O presidente dos Estados Unidos afastou na segunda-feira a possibilidade de retomar as negociações com os talibãs, depois de já ter cancelado uma reunião em Camp David na sequência de um atentado reividicado pelos rebeldes em Cabul.

Trump afasta possibilidade de retomar negociações com talibãs
Notícias ao Minuto

07:00 - 10/09/19 por Lusa

Mundo Donald Trump

"[As conversações] morreram. Na minha opinião, morreram", declarou Donald Trump, em declarações aos jornalistas.

Trump cancelou no sábado à noite uma reunião secreta em Camp David com líderes talibãs e com o Governo afegão, após um atentado, quinta-feira, reivindicado pelos talibãs em Cabul e que provocou 11 mortos, incluindo um soldado norte-americano.

As negociações foram interrompidas precisamente numa altura em que contactos entre Washington e os representantes dos insurgentes pareciam perspetivar um acordo histórico.

As declarações de Trump constrastam com as do chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, que no domingo disse que os EUA não excluem a possibilidade de retomar as negociações caso os rebeldes "mudem de atitude".

Por seu lado, os talibãs já advertiram que a decisão do Presidente Donald Trump de cancelar as negociações de paz para o Afeganistão prejudicará sobretudo os Estados Unidos, manifestando a expectativa de que Washington regresse ao diálogo.

"Trump cancelou as negociações com o Emirado Islâmico (como se autodenominam os talibãs), isto prejudicará sobretudo os próprios Estados Unidos", considerou o movimento rebelde em comunicado após Trump ter anunciado a sua decisão na rede social Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório