Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Icónico presidente da Câmara dos Comuns anuncia retirada

John Bercow vai fazer depender a data exata da sua saída da existência ou não de eleições antecipadas, for forma a causar o menor impacto possível. O 'speaker' da câmara baixa do Parlamento britânico tornou-se mais conhecido durante o processo Brexit pelos excêntricos apelos à ordem.

Icónico presidente da Câmara dos Comuns anuncia retirada
Notícias ao Minuto

15:48 - 09/09/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Brexit

O presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, John Bercow, anunciou esta segunda-feira a sua saída do cargo, que aponta, no máximo, para 31 de outubro.

O moderador dos debates na câmara baixa do Parlamento britânico, de 56 anos, sublinhou que se forem convocadas eleições antecipadas, as suas funções como 'speaker' e deputado terminarão com o fim do parlamento (não se vai recandidatar).

Se as eleições não avançarem, sairá a 31 de outubro, data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia, opção que lhe parece "a menos disruptiva e a mais democrática".

O seu sucessor será eleito nessa altura, entre os deputados que estiverem no momento na Câmara dos Comuns.

Terminada a sua "declaração pessoal", onde anunciou a saída, o icónico 'speaker' foi ovacionado de pé pelos deputados de ambas as alas, cortesia que recebeu com alguma emoção.

Bercow, parlamentar há 22 anos, é uma personalidade muito respeitada entre os seus pares e granjeou de especial atenção durante o processo do Brexit, que virou os holofotes para o parlamento britânico e permitiu dar a conhecer o político de cabelo desalinhado com gravatas excêntricas, que muitas vezes perdia a voz com os seus inimitáveis "order, order, order".

Inicialmente um conservador, foi escolhido pelos pares para a posição de presidente da Câmara dos Comuns em 2009, tornando-se apartidário (e no mais jovem detentor do título).

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, dirigiu palavras de elogio ao parlamentar. "Penso que a escolha de data e hora [de demissão] é incomparável, será registada nos livros de história da democracia parlamentar. Senhor presidente, em nome do Partido Trabalhista, agradeço o seu trabalho na promoção da democracia e desta casa", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório