Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Deep Money: PJ alerta que ainda há várias notas falsas a circular

A Polícia Judiciária (PJ) alertou hoje que ainda estão a circular várias centenas de notas falsas, mesmo após o desmantelamento da segunda maior rede de contrafação de moeda no espaço europeu com a apreensão de mais de 1,3 milhões de euros.

Deep Money: PJ alerta que ainda há várias notas falsas a circular
Notícias ao Minuto

14:10 - 09/09/19 por Lusa

País PJ

Na operação Deep Money foi desmantelada a segunda maior rede de contrafação de moeda da Europa com comercialização de notas através da 'darknet', apreendidas mais de 26 mil notas no espaço europeu e detidas cinco pessoas.

Em conferência de imprensa, que decorreu nas instalações da PJ em Lisboa, o coordenador Luís Ribeiro, da Unidade Nacional de Combate, explicou que a rede foi formada no início de 2017 e que desde aí produziu milhares de notas de euros falsas "com muito boa qualidade", tendo a maquinaria apreendida sendo encontrada em casas.

"Apesar da apreensão de milhares de notas contrafeitas, é muito comum que nos próximos meses ainda haja a circular algumas notas que vão sendo apreendidas", afirmou.

A comercialização das notas fazia-se através da 'darknet' e os criminosos conseguiam entre 20 a 25% de lucro, isto é, 100 mil euros eram vendidos por 20 ou 25 mil euros.

No início de julho e durante várias buscas foram apreendidas em Portugal cerca de cinco mil notas falsas de euro, no valor aproximado de 250 mil euros, e "diversos objetos relacionados com a produção das notas, nomeadamente computadores, impressoras, papel de segurança com incorporação de filamento de segurança, hologramas e bandas holográficas autoadesivas, tintas ultravioleta e tinteiros".

"As notas eram publicitadas e comercializadas através da 'darknet' e recebidas as encomendas por essa via ou através de algumas aplicações móveis e posteriormente o presumível cabecilha remetia essa informação aos elementos do grupo que encontravam em Portugal que por sua vez produziam as notas e enviavam por correio", explicou o polícia.

Luís Ribeiro destacou a qualidade das notas, sendo consideradas "unanimemente pelos vários compradores que frequentam a ´darknet´ como as melhores".

As notas contrafeitas foram apreendidas em praticamente todo o espaço europeu, com maior incidência em França, Alemanha, Espanha e Portugal e globalmente desde janeiro de 2017 foram apreendidas notas com valor superior de 1,3 milhões de euros.

Entre as cinco pessoas detidas e já com medidas privativas da liberdade, estão cidadãos portugueses e franceses.

Um dos detidos é português, tem 35 anos, e é considerado pela PJ como o cabecilha da rede que foi detido a 23 de agosto na Colômbia e posteriormente entregue à PJ em Portugal.

O homem tem registo criminal por vários crimes, nomeadamente tráfico de droga e extorsão sexual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório