Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Chefe da diplomacia francesa defende distensão na relação com a Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, considerou hoje que "está na altura" de "reduzir a desconfiança" em relação à Rússia.

Chefe da diplomacia francesa defende distensão na relação com a Rússia
Notícias ao Minuto

14:20 - 09/09/19 por Lusa

Mundo Jean-Yves Le Drian

"Está na altura, o momento é propício a trabalhar para reduzir a desconfiança", disse Le Drian à imprensa após um encontro em Moscovo dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos dois países.

"Viemos propor, em nome do Presidente da República, uma nova agenda de confiança e de segurança", acrescentou.

O encontro de hoje, que se enquadra num diálogo intergovernamental, é o primeiro desde 2012, mas sobretudo desde 2014, quando a anexação pela Rússia da península ucraniana da Crimeia fez aumentar significativamente a tensão nas relações dos países ocidentais com a Rússia e levou à imposição de sanções europeias e norte-americanas ao país.

"Continuamos a não ter a mesma visão", disse por seu lado a ministra da Defesa francesa, Florence Parly. "Mas é importante falarmos, evitarmos incompreensões, fricções", acrescentou.

Para Le Drian, a troca de prisioneiros russos e ucranianos concretizada no fim de semana passado é um indicador de que há "uma janela de oportunidade" para procurar formas de pôr fim ao conflito no leste da Ucrânia.

"Há uma janela de oportunidade, uma janela de apaziguamento", disse, acrescentando, contudo, que é muito cedo para falar de um levantamento das sanções económicas.

MDR // FPA

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório