Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Praias encerradas em França devido a algas que podem "matar em segundos"

Há registo da morte de pelo menos três pessoas e de vários animais por causa das algas.

Praias encerradas em França devido a algas que podem "matar em segundos"
Notícias ao Minuto

10:34 - 09/09/19 por Fábio Nunes

Mundo França

As autoridades francesas decidiram encerrar seis praias este verão devido à presença de uma alga que pode revelar-se fatal, adianta o France24. As praias, situadas na região da Bretanha, no norte de França, foram invadidas pelas algas que podem libertar gases tóxicos quando são pisadas.

Se o nível de toxicidade for muito elevado, quem pisar as algas pode perder a consciência e até pode parar de respirar e morrer. Há registo da morte de pelo menos três pessoas depois de terem entrado em contacto com estas algas.

Os casos mais recentes aconteceram no mês de julho, quando duas pessoas morreram no espaço de apenas uma semana em duas praias diferentes na Bretanha. O ponto em comum eram estas algas tóxicas e o sulfureto de hidrogénio inalado pelas vítimas.

Também há registo da morte de animais, desde cães a javalis.

“Estas áreas são como um mil-folhas que se decompõe e se torna num campo com minas. Dá-se um passo e nada acontece. Dá-se outro passo e podemos ser vítimas de um nível fatal de sulfureto de hidrogénio”, avisa Andre Ollivro, que tem liderado uma campanha contra este assassino silencioso.

Em declarações ao The Guardian, Ollivro não pode ser mais claro: “As algas podem matar em segundos”.

O problema das algas tóxicas pode ter-se agravado recentemente, mas não vem de agora. Já tem algumas décadas, na verdade, e os cientistas dizem que está relacionada com a agricultura industrial praticada na Bretanha.

Os nitratos e os fosfatos dos dejetos de animais e os fertilizantes vão parar ao mar e geram uma multiplicação de algas tóxicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório