Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Doença misteriosa já matou dezenas de cães na Noruega

As autoridades ainda não descobriram a origem da doença.

Doença misteriosa já matou dezenas de cães na Noruega
Notícias ao Minuto

16:11 - 07/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Animais

Dezenas de cães morreram nos últimos dias na Noruega devido a uma doença misteriosa, segundo a Associated Press. A Norwegian Food Safety Authority revelou este sábado que foi informada de seis novos casos de cães que adoeceram, dois dos quais acabaram por morrer. Os sintomas desta misteriosa doença incluem vómitos e diarreia com sangue. 

A doença parece ser "muito grave para um cão". "Mas ainda não sabemos se é contagiosa ou apenas uma série de casos individuais", acrescentou o porta-voz desta entidade, Ole-Herman Tronerud à NRK

A maioria dos casos registados ocorreram em Oslo ou nos arredores da capital norueguesa, mas também há registo de casos em Bergen, Trondheim e Nordland

O Norwegian Veterinary Institute detetou duas bactérias nas análises que fez a cães afetados com  a maleita, mas não conseguiu esclarecer se estas bactérias eram as responsáveis pelo misterioso surto. 

A preocupação com o bem estar dos 'patudos' já chegou à vizinha Suécia, com muitos donos de cães a entrarem em contacto com o National Veterinary Institute com questões sobre a doença na Noruega. No entanto, não há informação de qualquer caso com sintomas semelhantes na Suécia. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório