Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

BD com beijo gay esgotou antes de autoridades brasileiras a confiscarem

O presidente da câmara do Rio de Janeiro considerou que o comic continha conteúdo impróprio para menores. Bienal do Livro do Rio recorreu à justiça, que lhe deu razão e a prefeitura está impedida de retirar livros por terem conteúdo LGBT.

BD com beijo gay esgotou antes de autoridades brasileiras a confiscarem
Notícias ao Minuto

13:10 - 07/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

As autoridades do Rio de Janeiro tentaram, sem sucesso, censurar um comic que estava à venda na Bienal do Livro que tem lugar na cidade brasileira. No romance gráfico ‘Vingadores, a Cruzada das Crianças’ da Marvel duas das personagens masculinas trocam um beijo, o suficiente para o autarca do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ter considerado que o comic continha conteúdo impróprio para menores de idade e ter dado ordens para que fiscais fossem confiscar todos os exemplares do comic.

Mas a tentativa de censura não correu bem, pois quando os fiscais chegaram à Bienal do Rio, esta sexta-feira, todos os comics de ‘Vingadores, a Cruzada das Crianças’ tinham sido vendidos, segundo o G1. Bastou meia hora para que os livros esgotassem.

A direção da Bienal do Rio, que na quinta-feira já tinha afirmado que não ia retirar os livros das bancas, afirmando que daria “voz a todos os públicos”, recorreu à justiça para “garantir o pleno funcionamento do evento e o direito de serem comercializadas obras literárias sobre as mais diversas temáticas – como prevê a legislação brasileira”.

E a justiça brasileira deu razão à organização da Bienal e emitiu uma ordem provisória que impede a prefeitura do Rio de Janeiro de confiscar livros em função do seu conteúdo LGBT.

Mais tarde foi revelado que os fiscais não encontraram nenhum conteúdo em “desacordo com a legislação” na Bienal do Livro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório