Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Canadá apresenta queixa contra China na OMC por bloqueio de colza

O Governo do Canadá anunciou hoje ter apresentado queixa contra a China na Organização Mundial do Comércio (OMC) pela suspensão por Pequim das importações de colza canadiana.

Canadá apresenta queixa contra China na OMC por bloqueio de colza
Notícias ao Minuto

23:55 - 06/09/19 por Lusa

Mundo OMC

O primeiro passo neste processo é o pedido de Otava para consultas bilaterais com Pequim na OMC, já que o Canadá não conseguiu chegar a um acordo direto com a China para resolver o diferendo, disse o ministro da Diversificação do Comércio Internacional canadiano, Jim Carr, em comunicado.

O Canadá já tinha dado conta das suas "preocupações" acerca do assunto no Conselho Geral da OMC em maio, lembrou Carr.

A China representava até ao ano passado o maior mercado de exportação da colza canadiana, mas Pequim suspendeu em março as suas importações de vários milhares de milhões de dólares invocando a presença de pragas, o que Otava contesta.

"Defendemos o nosso rigoroso sistema de inspeção de alimentos", insistiu hoje o ministro.

A colza é uma planta de cujas sementes se extrai óleo, utilizado também na produção de biodiesel. As folhas servem de forragem para o gado.

As relações entre Otava e Pequim atravessam uma crise sem precedentes desde a detenção em 01 de dezembro em Vancouver de uma dirigente da multinacional de telecomunicações chinesa Huawei, Meng Wanzhou, acusada pelos Estados Unidos de ter contornado as sanções norte-americanas ao Irão.

Desde a interpelação de Meng, a China deteve dois canadianos, um antigo diplomata e um consultor, que suspeita de espionagem. O Canadá considera as prisões "arbitrárias" e pede a sua libertação há meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório