Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ministra da Suécia abandona cargo para ter mais tempo com a família

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Margot Wallstrom, anunciou hoje que vai deixar o cargo, depois de quase cinco anos em funções, para passar mais tempo com a família.

Ministra da Suécia abandona cargo para ter mais tempo com a família
Notícias ao Minuto

23:32 - 06/09/19 por Lusa

Mundo Suécia

Margot Wallstrom disse ter informado o primeiro-ministro, Stefan Lofven, mas não ficou claro quando ocorrerá a demissão.

"Durante cinco anos, dediquei-me de todo o coração a promover a segurança e a prosperidade da Suécia no mundo, a enfrentar os grandes desafios do nosso tempo, em cooperação com outros", afirmou a ministra, adiantando: "Agora quero passar mais tempo com o meu marido, os meus filhos e os meus netos".

Wallstrom, 64 anos, assumiu o cargo de chefe da diplomacia da Suécia em outubro de 2014. Nesse ano, tornou-se o primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros da União Europeia a reconhecer um Estado palestiniano, para consternação de Israel.

A questão do seu sucessor será abordada quando o parlamento sueco se reunir na terça-feira, após as férias de verão, disse o chefe do governo à agência noticiosa sueca TT.

Lofven indicou à TT que com Margot Wallstrom como chefe da diplomacia "a Suécia recebeu muito respeito e apreciação em todo o mundo".

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou admiração por Wallstrom e as suas conquistas, incluindo como representante especial das Nações Unidas sobre a violência sexual em conflitos armados, disse o porta-voz da organização Stephane Dujarric.

"Ela sempre mostrou uma grande dedicação ao avanço dos direitos humanos, à proteção do ambiente e como pioneira na condução de uma política externa sueca feminista", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório