Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Putin criticou atrasos no programa espacial russo

O Presidente russo, Vladimir Putin, criticou hoje os atrasos no programa espacial do seu país, pedindo que se acelerem os trabalhos para concluir os projetos do cosmódromo de Vostotchny, abalado por escândalos de corrupção.

Putin criticou atrasos no programa espacial russo
Notícias ao Minuto

17:45 - 06/09/19 por Lusa

Mundo Rússia

Vladimir Putin fez críticas abertas à direção dos projetos do cosmódromo, que são uma aposta pessoal do Presidente na corrida internacional pelo controlo do espaço, dirigindo-se especialmente ao principal responsável da agência espacial russa, Dmitri Rogozin.

"Espero de si uma atitude mais responsável e um ritmo mais dinâmico na organização do trabalho", disse Putin, olhando para Dmitri Rogozin, numa intervenção difundida por várias estações televisivas.

"Cinco lançamentos já ocorreram aqui. As capacidadese de Vostotchny podem e devem ser aumentadas, com mais seriedade", disse o Presidente russo, durante a sua visita, citada pela agência de notícias RIA Novosti.

Putin pediu ainda contenção nos gastos e disse desejar que a Rússia rapidamente se torne líder no setor espacial.

Localizado na região oriental da Rússia, o cosmódromo de Vostotchny é a aposta de Vladimir Putin para substituir o centro de Baikonur, que na era soviética foi o pilar do programa soviético na disputa pela conquista do espaço com os norte-americanos.

Contudo, os programas têm sido adiados, envolvidos em casos de corrupção, que já levaram à condenação de dirigentes de uma empresa que fornecia serviços para Vostotchny.

O centro espacial tem neste momento dois projetos andamento: a construção de um ponto de lançamento dos foguetões Angara e a conclusão da primeira plataforma de lançamento, inaugurada em 2016, para os foguetões da nova geração "Soyuz 2".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório