Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Confirmado mais um aborto por listeriose em Espanha

Trata-se de uma mulher que estava grávida de 23 semanas.

Confirmado mais um aborto por listeriose em Espanha
Notícias ao Minuto

15:52 - 06/09/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Listeriose

Depois de o Governo regional da Andaluzia ter lançado um alerta nacional sanitário por listeriose, por ter sido encontrada carne contaminada com a bactéria na marca 'Sabores de Paterna', as autoridades confirmam agora um aborto devido à listeriose, o sétimo no país.

Trata-se de uma mulher de Sevilha que estava com uma gestação de 23 semanas e ingeriu lombo da marca 'La Mechá', da empresa Magrudis, várias semanas antes de o alerta ter sido lançado, não tendo apresentado sintomas até então.

O caso foi confirmado pelo ministro da Saúde e Família, Jesús Aguirre, que disse ainda que vai ser investigada a morte de um bebé de cinco dias que morreu no dia 2 de fevereiro, no Hospital Virgen del Rocío, em Sevilha, depois de a mãe, enquanto estava grávida, ter comido também lombo da marca 'La Mechá'.

Em conferência de imprensa, o porta-voz desta crise alimentar, José Miguel Cisneros, também fez o balanço de doentes internados por listeriose. Há 45 pessoas hospitalizadas que se espera que tenham alta nos próximos dias, à exceção de duas que estão nos cuidados intensivos.

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria 'Listeria monocytogenes', habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados.

De acordo com informação disponível no 'site' SNS24 do Serviço Nacional de Saúde português, a listeriose pode causar febre, calafrios, dores musculares, enjoo, vómitos, diarreia.

O surto de listeriose em Espanha começou em 15 de agosto e os produtos responsáveis pelo surto são "chincharrón" andaluz (gordura de porco frita), lombo de Jerez, lombo com pimentão, e lombo caseiro temperado com pimentão, da marca 'La Mechá' tendo o Ministério da Saúde espanhol recomendado à população que não consuma os produtos de carne embalada desta marca.

Todos os produtos embalados identificados pelo Ministério da Saúde espanhol foram distribuídos na Andaluzia e em Madrid, exceto o lombo caseiro temperado com pimentão que foi comercializado apenas na Andaluzia.

Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu a 21 de agosto que a carne contaminada com a bactéria 'Listeria monocytogenes' da marca 'La Mechá' e os produtos com origem no fabricante (Magrudis) espanhol, não são comercializados em território português.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório