Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Grécia e UE ignoraram "deliberadamente" refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusou hoje as autoridades gregas e europeias de ignoraram "deliberadamente" os mais de 20 mil refugiados retidos nas ilhas do Mar Egeu para evitar que haja um efeito de atração.

Grécia e UE ignoraram "deliberadamente" refugiados nas ilhas do Mar Egeu
Notícias ao Minuto

13:39 - 06/09/19 por Lusa

Mundo Refugiados

"Esta não é uma emergência nova: a grave sobrelotação nos 'hotspots' (centros de registo) é uma crise impulsionada por políticas que prejudicam milhares de homens, mulheres e crianças todos os dias durante anos. Assistimos a isso no passado e continuamos a ver hoje", explicou Tommaso Santo, coordenador-geral da MSF na Grécia.

A organização MSF também questionou se é legitimo concluir "que as autoridades gregas e europeias esperam confiar nessa falha vergonhosa do sistema de receção como uma forma de impedir que novos migrantes cheguem à UE [União Europeia]".

A MSF destacou a sobrelotação, a violência e a falta de segurança nos acampamentos salientando que são as crianças que mais sofrem, cuja saúde mental agrava-se.

"Há cada vez mais crianças que deixam de brincar, têm pesadelos, temem sair das suas tendas e começam a afastar-se da vida quotidiana. Algumas deixam completamente de falar", alertou Katrin Brubakk, responsável pelas atividades de saúde mental da MSF na ilha grega de Lesbos.

Segundo os Médicos Sem Fronteiras, em julho e agosto três crianças tentaram suicidar-se outras 17 automutilaram-se.

Das 73 crianças encaminhadas nesse período para as clínicas da MSF com problemas de saúde mental, dez tinham menos de 6 anos.

Esta organização humanitária também realçou que na sua clínica pediátrica existem quase 100 crianças com condições médicas complexas ou crónicas, incluindo crianças com complicações cardíacas graves, diabetes e epilepsia, além de ferimentos causados pela guerra.

A MSF exigiu que o Governo grego e a UE retirassem urgentemente as crianças e as pessoas mais vulneráveis das ilhas e transferi-los "para um alojamento seguro e apropriado na Grécia continental e/ou noutros Estados europeus".

Os Médicos Sem Fronteiras pediram ainda que se coloque fim à atual política de contenção para proteger a dignidade das pessoas, evitar sofrimento desnecessário e garantir o respeito dos seus direitos fundamentais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório