Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos cinco mortos em explosão em Cabul reivindicada pelos talibãs

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas num ataque realizado hoje com uma carrinha armadilhada com explosivos em Cabul, no Afeganistão, atentado já reivindicado pelos extremistas talibãs.

Pelo menos cinco mortos em explosão em Cabul reivindicada pelos talibãs
Notícias ao Minuto

09:52 - 05/09/19 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Até agora há cinco mortos e 35 feridos foram levados para hospitais", disse à agência de notícias EFE um membro do Centro de Coordenação de Vítimas do Ministério da Saúde Pública, que pediu anonimato.

Segundo a fonte, o número de vítimas pode aumentar "nas próximas horas, à medida que o trabalho de socorro às vítimas for realizado".

O ataque ocorreu às 10:10 (horário local, 06:40 Lisboa), no distrito de Shash-Darak, particularmente protegido por medidas de segurança.

Nesta zona de alta segurança existem vários escritórios do Governo, incluindo uma sede da principal dos serviços de informações afegão, o Departamento Nacional de Segurança (NDS).

O porta-voz da polícia de Cabul, Firdaws Faramarz, garantiu à Efe que a explosão causou um número indeterminado de vítimas e "danos a vários carros na estrada", sem fornecer mais detalhes.

Os talibãs assumiram a responsabilidade pelo ataque "contra um posto de controlo do Departamento de Segurança Nacional".

O objetivo do ataque foi especificamente "um grupo de invasores estrangeiros que estavam a caminho do Departamento", disse o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, na sua conta no Twitter, referindo que 12 estrangeiros e oito soldados afegãos morreram na explosão.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nasrat Rahimi, confirmou também o ataque, mas não deixou claro se o Departamento Nacional de Segurança havia sido atingido pela explosão.

O atentado acontece quando está em curso um processo de negociações entre os Estados Unidos e os talibãs e depois de o representante especial dos Estados Unidos para a Paz, Zalmay Khalilzad, apresentar ao Governo de Cabul o projeto de acordo com os talibãs, após vários meses de negociações no Catar.

Este acordo deverá permitir uma retirada significativa das tropas norte-americanas.

O Governo afegão, na quarta-feira, mostrou-se "preocupado" e pediu "esclarecimentos sobre este documento para analisar com precisão os riscos e consequências e impedir qualquer perigo que possa causar", indicou uma mensagem publicada no Twitter por Sediq Sediqqi, porta-voz do Presidente afegão, Ashraf Ghani.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório