Piloto em formação aterrou avioneta em segurança após instrutor desmaiar

Era a primeira aula de Max Sylvester, que acabou por ser marcante. Instrutor desmaiou e aluno teve que aterrar avioneta sozinho. Caso aconteceu na Austrália.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
04/09/2019 21:04 ‧ 04/09/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Austrália

Um piloto australiano em formação, na primeira aula prática, foi obrigado a aterrar a aeronave sozinho depois do desmaio do seu instrutor de voo.

O incidente aconteceu no passado sábado, no aeroporto de Jandakot, na Austrália. O instrutor perdeu os sentidos cerca de uma hora depois da avioneta ter levantado voo, relata o Independent.

Max Sylvester, de 29 anos de idade, ao perceber que o homem estava desmaiado, entrou de imediato em contacto com o controlador aéreo, para perceber o que fazer para aterrar o Cessna de dois lugares em segurança.

"Sabes operar a avioneta?", perguntaram-lhe. Não sabia, era a sua primeira aula, respondeu.

Ao longo de 62 minutos, o piloto em formação esteve em contacto com o controlador, que lhe foi dando instruções para aterrar o aparelho, ao mesmo tempo que ia acompanhando qualquer alteração no estado de saúde do instrutor.

O controlador aéreo ia, porém, incentivando o aprendiz. "Estás a fazer um ótimo trabalho. Sei que isto é muito stressante, mas vais fazer um ótimo trabalho e vamos ajudar-te a aterrar", dizia.

Max conseguiu aterrar a avioneta depois de algumas tentativas. O instrutor foi levado para o hospital em estado grave, mas estável.

O dono da escola de pilotagem, Chuck McElwee, disse à mesma publicação que nunca tinha visto um caso destes durante os seus 28 anos de carreira na aviação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas