Um piloto australiano em formação, na primeira aula prática, foi obrigado a aterrar a aeronave sozinho depois do desmaio do seu instrutor de voo.
O incidente aconteceu no passado sábado, no aeroporto de Jandakot, na Austrália. O instrutor perdeu os sentidos cerca de uma hora depois da avioneta ter levantado voo, relata o Independent.
Max Sylvester, de 29 anos de idade, ao perceber que o homem estava desmaiado, entrou de imediato em contacto com o controlador aéreo, para perceber o que fazer para aterrar o Cessna de dois lugares em segurança.
"Sabes operar a avioneta?", perguntaram-lhe. Não sabia, era a sua primeira aula, respondeu.
Ao longo de 62 minutos, o piloto em formação esteve em contacto com o controlador, que lhe foi dando instruções para aterrar o aparelho, ao mesmo tempo que ia acompanhando qualquer alteração no estado de saúde do instrutor.
O controlador aéreo ia, porém, incentivando o aprendiz. "Estás a fazer um ótimo trabalho. Sei que isto é muito stressante, mas vais fazer um ótimo trabalho e vamos ajudar-te a aterrar", dizia.
Max conseguiu aterrar a avioneta depois de algumas tentativas. O instrutor foi levado para o hospital em estado grave, mas estável.
O dono da escola de pilotagem, Chuck McElwee, disse à mesma publicação que nunca tinha visto um caso destes durante os seus 28 anos de carreira na aviação.