Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Aprovado em votação final projeto de lei para bloquear Brexit sem acordo

O projeto de lei que vai tornar ilegal um Brexit sem acordo passou na Câmara dos Comuns em votação final. Conseguiu 327 votos a favor e 299 contra. Boris Johnson quer eleições para 15 de outubro.

Aprovado em votação final projeto de lei para bloquear Brexit sem acordo

Os deputados britânicos aprovaram em votação final, com uma emenda, o projeto de lei que visa impedir uma saída do bloco comunitário sem acordo, no dia 31 de outubro.

O texto, que passou com uma maioria de 28 votos (27 votos a favor e 299 contra), seguirá agora para a Câmara dos Lordes, a câmara alta do parlamento britânico, e será promulgado nos próximos dias. Antes na votação na especialidade, várias propostas de alteração foram rejeitadas.

O primeiro-ministro britânico, que sofreu assim uma nova derrota, reagiu apresentando uma moção para que sejam realizadas eleições antecipadas, conforme tinha dado indicação já na terça-feira. A data sugerida é terça-feira, 15 de outubro.

Esta moção para eleições antecipadas só será aprovada se tiver o apoio de dois terços dos deputados da Câmara dos Comuns, o que poderá ser inviabilizado pelo partido Trabalhista numa votação ainda esta noite.

Boris Johnson garantiu que se for escolhido pelos cidadãos, irá a Bruxelas negociar um acordo, mas afirmou que se o escolhido for Jeremy Corbyn o resultado será diferente, um adiamento.

"Em qualquer circunstância, este país vai abandonar a União Europeia a 31 de outubro", avisou.

projeto de lei, recorde-se, exige que o primeiro-ministro britânico peça uma nova extensão da data de saída até 31 de janeiro caso o parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo até 19 de outubro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório