Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Brasil. Jovem despido, torturado e filmado por ter roubado um chocolate

O jovem de 17 anos foi apanhado a roubar um chocolate por dois seguranças de um supermercado. Ambos estão a ser investigados pela polícia brasileira e podem vir a ser acusados de tortura. Personalidades brasileiras reagiram com incredulidade.

Brasil. Jovem despido, torturado e filmado por ter roubado um chocolate
Notícias ao Minuto

19:29 - 04/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Racismo

Um adolescente negro, de 17 anos de idade, foi amarrado, amordaçado e chicoteado com fios elétricos por dois seguranças de um supermercado da rede Ricoy, num bairro da zona sul de São Paulo, no Brasil. O jovem, que já era conhecido dos seguranças, tinha sido apanhado a roubar um chocolate.

O crime, que foi filmado pelos seguranças, aconteceu em agosto mas só agora é noticiado, a reboque do processo que foi entretanto instaurado, depois do vídeo se ter tornado viral nas redes sociais brasileiras.

As imagens, que pode ver abaixo, conforme publicadas pelo Estadão, são chocantes, podendo impressionar os leitores mais sensíveis. No vídeo, o jovem surge despido, amordaçado e com as mãos atadas, enquanto é agredido.

"Vai tomar mais uma para a gente não te matar. Você vai voltar?", ouve-se. O adolescente, porém, não consegue responder, acenando com a cabeça.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o caso está a ser investigado pela Polícia Civil e poderá constituir um possível crime de tortura. Pedro Luis de Souza, chefe da polícia, dirigiu duras críticas à atuação dos seguranças. "Eu francamente não consegui ver o vídeo todo. Isso é uma barbaridade, uma violência incomensurável”, afirmou.

O caso gerou reações acesas por parte de algumas personalidade, como Luciana Genro, ex-candidata ao cargo de Presidente da República pelo partido de esquerda PSOL, que descreveu as imagens como "Brasil colónia".

O artista Rincon Sapiência também relembrou o passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório