Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

NATO pede transparência sobre exercício entre Rússia e Bielorrússia

A NATO instou hoje a Rússia a notificar e a disponibilizar informações com a "transparência necessária" sobre o exercício militar conjunto que irá realizar este mês com a Bielorrússia.

NATO pede transparência sobre exercício entre Rússia e Bielorrússia
Notícias ao Minuto

17:45 - 04/09/19 por Lusa

Mundo NATO

"Os exercícios são algo que todos os países fazem, mas devem estar em conformidade com as diretrizes e com os acordos realizados no âmbito da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em relação à notificação e à informação sobre esses mesmos exercícios", declarou o secretário-geral da Aliança Atlântica (NATO), Jens Stoltenberg, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda.

O exercício conjunto, designado como "Escudo da União 2019" e que irá decorrer em território russo, foi anunciado em meados de agosto pelo chefe do Estado-maior das Forças Armadas da Bielorrússia, general Oleg Belokónev.

"Todos os países têm o direito de realizar exercícios com as respetivas forças. O que afirmamos muitas vezes na NATO é que esses exercícios devem cumprir os padrões acordados no seio da OSCE ao nível da transparência e da notificação", reforçou Jens Stoltenberg.

"Sabemos que a Rússia frequentemente não cumpre os requisitos de fornecer a transparência necessária e a notificação sobre os seus exercícios", prosseguiu o secretário-geral da NATO.

As manobras militares entre a Rússia e a Bielorrússia vão decorrer na região russa de Nizhny Novgorod entre 13 e 19 de setembro.

Recriar possíveis cenários de uma ameaça militar para os dois países é o principal objetivo deste exercício conjunto que vai envolver, entre outros recursos, 12 mil militares e 70 aviões e helicópteros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório