Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Carrie Lam anuncia retirada da polémica lei de extradição

A decisão representa uma pequena vitória para os manifestantes pró-democracia.

Carrie Lam anuncia retirada da polémica lei de extradição
Notícias ao Minuto

10:57 - 04/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Hong Kong

A líder do governo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou esta quarta-feira a retirada da polémica lei de extradição, que espoletou os protestos pró-democracia que têm marcado Hong Kong nos últimos meses, avança a Reuters. Várias notícias davam conta de que este anúncio aconteceria hoje, o que se confirmou.

O anúncio foi feito numa reunião entre Carrie Lam, legisladores pró-governo e delegados de Hong Kong no congresso chinês. 

Carrie Lam cede assim a uma das exigências dos manifestantes, o que representa uma pequena vitória para as ambições do movimento pró-democracia. 

Esta era a principal exigência dos manifestantes, mas estava longe de ser a única e a decisão agora anunciada poderá não ser suficiente para travar os protestos em Hong Kong. 

O movimento pró-democracia tem outras exigências que considera serem essenciais. Entre essas exigências, consta a libertação de todas as pessoas detidas desde que os protestos começaram, uma investigação à violência policial durante os protestos e eleições livres.

A proposta para a lei de extradição foi introduzida em abril e permitiria que suspeitos de crimes pudessem ser extraditados para a China. Gerou uma onda de protestos que fez renascer o movimento pró-democrático em Hong Kong. Em junho, Lam suspendeu a lei, mas nem isso serviu para acalmar a tensão na região especial de Hong Kong. 

Em gravações que foram tornadas públicas nos últimos dias, Carrie Lam culpava-se por ter espoletado uma crise política em Hong Kong e até admitia apresentar a demissão se o governo de Pequim assim o desejasse, algo que negou posteriormente. 

[Notícia atualizada às 11h25]

Leia Também: Carrie Lam encontrou-se com jovens para diálogo mas recusou exigências

Recomendados para si

;
Campo obrigatório